•  
 
 
 
 

A Faculdade de Ciências Gerenciais “Barão de Jundiaí” foi idealizada para se consolidar como a Faculdade de Negócios da cidade de Jundiaí e região em consonância com a sua missão, conceituada nacionalmente por sua excelência. Neste contexto, a Faculdade busca promover o desenvolvimento de profissionais e cidadãos co-responsáveis pela transformação da sociedade, proporcionando educação comprometida com a ética, a cidadania e o conhecimento. Este ideal está consubstanciado em seu propósito de funcionar adaptada às necessidades e peculiaridades do meio, com conteúdo curricular e método pedagógico sob permanente avaliação.

 
Nesta perspectiva, a Faculdade almeja ter uma contribuição diferencial na formação de recursos humanos qualificados na área de administração, destacando-se na descoberta de uma renovada visão de mundo e de ativo espírito crítico, reflexivo sobre o homem e a realidade regional.
 
Finalidades
 
A Faculdade de Ciências Gerenciais “Barão de Jundiaí” desenvolve esforços objetivando o processo de permanente atualização administrativa com uma gestão participativa, buscando a otimização de seus processos e a consolidação de sua atuação junto à sociedade, e tem por finalidades:
 
- formação e capacitação de profissionais de nível superior na área da administração;
- incentivo ao trabalho de pesquisa, em favor do desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da criação e difusão de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, integrando o homem no seu contexto histórico e no meio em que vive;
- formação do cidadão permitindo uma postura crítica, criativa e inventiva dentro da sociedade do novo milênio que ora se impõe.
 
A busca dessas finalidades ocorre através da utilização de metodologias adequadas de caráter interdisciplinar, de acordo com os planos, programas e projetos elaborados e executados pelos setores acadêmicos da Instituição.
 
Áreas de atuação e inserção regional
 
Faculdade de Ciências Gerenciais “Barão de Jundiaí”, mantida pelo Centro de Ensino Superior de Dracena, entidade conveniada com a Rede Gonzaga de Ensino Superior, atuará na cidade de Jundiaí e municípios vizinhos, buscando se fortalecer como centro referência na área de negócios na região.
 
A inauguração de uma capela dedicada a Nossa Senhora do Desterro, no ano de 1651, marcou o início do reconhecimento da povoação de Jundiaí, quatro anos mais tarde, Jundiaí foi elevada à categoria de vila e no dia 28 de março de 1865, Jundiaí foi elevada à condição de cidade.
 
Nas décadas seguintes, a cidade tornou-se uma estratégica área de entroncamento ferroviário, o que possibilitou a imigração de ingleses, espanhóis e italianos, motivados por incentivos governamentais, que tencionavam substituir a mão-de-obra escrava.
 
Nas últimas décadas do século XIX, Jundiaí destacou-se como importante centro produtor de café do estado de São Paulo e, à partir de 1890, a cidade recebeu uma grande massa de imigrantes italianos, cujas influências começaram a surgir em perfeita sintonia com os habitantes da cidade.
 
Na primeira metade do século XX, Jundiaí descobriu a sua vocação industrial, o que perdura até hoje, pois a cidade possui um dos maiores parques industriais da América Latina.
 
Localização:
 
Situada a 63 quilômetros da capital do estado de São Paulo, Jundiaí possui cerca de 340 mil habitantes, distribuídos em uma área de 432 km quadrados.
 
O acesso à cidade é feito pelas rodovias Anhangüera, Bandeirantes e Dom Gabriel Paulino Couto, além da proximidade com as rodovias Castelo Branco, Dom Pedro I e Fernão Dias.
 
Jundiaí faz limite com 11 municípios: Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itupeva, Louveira, Vinhedo, Itatiba e Jarinú. Jundiai destaca-se, atualmente, no desenvolvimento das áreas cultural, educacional, tecnológica e ambientai. A indústria do lazer também está incrementando a economia da cidade, com a instalação de parques temáticos que atraem turistas e geram empregos.


 
 
 
UNIESP Solidária Biblioteca/
Publicações
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão
com Arte
Projeto Ambiental EAD Notícias Imprensa Trabalhe
Conosco